Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE DELLS

Ao ver mais um conjunto de doo-wop, você já adivinhou qual é o meu gênero de rock favorito. Este conjunto formado em Illinois, 1952, traçava todos os ritmos com a mesma excelência. É verdade que todos se parecem um pouco com os Platters, mas o que fazer? Eles eram o máximo! Postamos aqui o famoso Oh What A Night, com direito ao baixo fazendo as ligações.

As you see one more doo-wop group, you must have guessed my favorite kind of rock. The Dells joined in Illinois, 1952, and would be excellent in ant gender. It’s true most of them sound like the Platters, but what am I to do? They were the top! We posted here the famous recording Oh What A Night, with the traditional bass man doing the main vocals.

Para ver – To watch click here
www.youtube.com/watch?v=FICEMBph6qY&feature=related

Continue lendo...

domingo, 30 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - SHA-NA-NA

Rob Leonard, Scott Powell, Johnny Contardo, Frederick Greene, Richard Joffe, Don York, Chris Donald, Elliot Cahn, Henry Gross, Bruce Clarke, John Marcellino, Scott Simon, John Bauman e Leonard Baker, estes são o Sha-Na-Na, que aliam o rock com muito humor. Nós os vimos fazendo piruetas musicais em Woodstock, mas foi em Grease que eles tiveram a grande chance. Eles têm algumas músicas compostas especialmente, mas o que todos esperamos são as versões bem humoradas, como este At The Hop que postamos aqui.

Rob Leonard, Scott Powell, Johnny Contardo, Frederick Greene, Richard Joffe, Don York, Chris Donald, Elliot Cahn, Henry Gross, Bruce Clarke, John Marcellino, Scott Simon, John Bauman and Leonard Baker, these are the Sha-Na-Na, which married rock and lots of humor. We’ve seen them running back and forth in Woodstock, but it was in Grease that they had their great chance. They do have some especially composed songs, but what we expect is the well humored versions, like this At The Hop we are posting here.

Para ver – To watch click here www.youtube.com/watch?v=vDxaLLwyr6I

Continue lendo...

sábado, 29 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - FOUR PREPS

É muito estranho ver os grupos tematizados na juventude, como o Menudo, por exemplo, de cabelos brancos, homenageados pelos seus tantos anos de palco. Os Four Preps, cantando sobre a Ilha de Santa Catalina, localizando-a quatro milhas além do lugar (ela está a 22 milhas da Califórnia, não 26), lembravam jovens casais numa ilha paradisíaca e não senhores tomando seu coquetel de pílulas para a pressão. Tudo passa, exceto a Constância. Meus amigos e eu criamos este personagem, que emprestava a voz a dezenas de gravações. Até descobrimos a Constância, uma bela loura, num bar que freqüentávamos. Todas as noites lá estava ela, sempre com amigos diferentes. Certamente ela soube disto e, numa bela noite, ela veio até nós, se apresentando: “Eu sou a Constância”, e ficamos todos amigos. Junto com 26 Miles, estão postadas Les Filles de Paris, com Paul Anka, e Lonely Bull, com Herb Alpert, para mostrar que a Constância andou pela França e pelo México.

It’s kinda weird to see the youth themed groups, like Menudo, for instance, Gray haired, being honored for their so-much years on stage. The Four Preps, singing the marvels of Santa Catalina Island, placing it four Miles beyond the Pacific (it is actually 22 miles far from California, not 26), reminded me young couples romancing in an isle of Paradise and not old men taking lots of pills for blood pressure. Everything passes, but Constance. My friends and I imagined this character, Who lent her beautiful voice to dozens of recordings. Until we spotted the real Constance, a gorgeous blonde, in a bar we met. She was there every night, always with different friends. Of course she heard about it and, in a hot evening, she came to us, introducing herself: “I’m Constance”, and we all became friends. Along with 26 Miles, I posted Les Filles de Paris, by Paul Anka, and Lonely Bull, by Herb Alpert, to prove Constance travelled as far as France and Mexico.

Para ver 26 Miles and Big Man – To watch click here www.youtube.com/watch?v=peoTc8xdfxk

Para ouvir Constance – To hear click here www.youtube.com/watch?v=tl0PTa2wm6A
 

Continue lendo...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - RUBETTES

Os Rubettes surgiram no meio da dance music fazendo rock inspirado nos anos 60, mas em 1973. No princípio dos anos 80 aconteceu uma onda gigantesca de nostalgia, talvez impulsionada pelo sucesso de Grease. Assim, todos prestaram atenção à banda, especialmente nas canções Sugar Baby Love, Juke Box Jive, We Can Do It e Tonight. Eles se apresentam até hoje; vieram na onda da nostalgia e já estão na memória dos menos jovens.

The Rubettes were Born in the core of dance music singing a kind of rock inspired in the 60’s, but in 1973. Then, in the beginning of the 80’s the world was under a tsunami of nostalgia, maybe powered by the success of Grease. So, the band message was understood, especially the songs Sugar Baby Love, Juke Box Jive, We Can Do It and Tonight. They still perform regularly; Born in nostalgia and already in the memory of the less young.

Para ver – To watch click here www.youtube.com/watch?v=3X7PvU6qYEA

Continue lendo...

FESTIVAL DE ROCK - KALIN TWINS

Hal e Herbie eram o retrato dos universitários de boa conduta, numa época de caça às bruxas no mundo do rock. Seu hit When chegou ao honroso quinto lugar na parada; em 1958 representando uma venda superior a dois milhões de cópias. Three O’clock Thrill e Forget Me Not não voaram tão alto, mas os gêmeos já eram cult. Hoje pouco lembrados, estrelam o nosso Festival de Rock para a posteridade. A propósito, When é um dos rocks mais freqüentes no meu player.

Hal and Herbie were the prototype of clean-cut high-graders, in a time of witch hunting in the rock and roll world. Their hit When rose to the honorable fifth place of the parade; in 1958 this meant selling over two million copies. Three O’clock Thrill and Forget Me Not didn’t fly so high, but the twins were already a cult. Today, almost forgotten, they star our Rock Festival for posterity. In time, When is one of the most frequent songs in my player.

 
Para ver – To watch click here

 
www.youtube.com/watch?v=ALtwurrrEb8

Continue lendo...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - LITTLE ANTHONY AND THE IMPERIALS

Formado em 1958, The Imperials têm um caminho comum entre os conjuntos americanos: os elementos vão se destacando em outros grupos e formam um novo. Muitas vezes não dá em nada e eles caem em esquecimento. Mas eles tinham um hit na manga, Tears on my Pillow, galgando rapidamente para o topo da parada. Alan Freed sentiu uma inspiração súbita e acrescentou o Little Anthony antes de Imperials, e ficou assim. Contando com a mãozinha de Teddy Randazzo e do genial Don Costa, passaram a freqüentar a seleta sala das celebridades, com Goin’ Out of my Head, Hurt so Bad, I Miss You So, I’m on the Outside , Take me Back e Shimmy Shimmy Ko-ko-bop..
 
Formed tn 1958, The Imperials rode a common path among American groups: os some elements leave other groups to form a new one. Sometimes it doesn’t work and they get nowhere. But these had a hit hidden in the sleeve, Tears on my Pillow, that travelled fast to the top. Alan Freed fest a sudden inspiration and added this Little Anthony before The Imperials, and that’s it. Counting on the talents of Teddy Randazzo and great Don Costa, they were allowed into the selected group of the celebrities, with Goin’ Out of my Head, Hurt so Bad, I Miss You So, I’m on the Outside , Take me Back and Shimmy Shimmy Ko-ko-bop.

 
Para ver – To watch click here

 
www.youtube.com/watch?v=DqUG6YBgLAw&feature=related

Continue lendo...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - HARPTONES

Willie Winfield reuniu um grupo de amigos em 1953 e formou os Harptones. Nesta época o nome rock queria dizer pedra mesmo, e eles se diziam intérpretes de rhythm and blues. O seu maior sucesso está postado aqui, A Sunday Kind of Love, mas também chegaram a vender alguns 78s com Why Should I Love You e Life Is But A Dream.
 
Willie Winfield reunited a group of friends in 1953 to create The Harptones. At that time the name rock meant stone, so they intitled themselves as rhythm and blues singers. Their greatest hit is posted here, A Sunday Kind of Love, but they also sold lots of 78’s with Why Should I Love You and Life Is But A Dream.

 Para ver – To watch click here


www.youtube.com/watch?v=fiPopG0qJLI

Continue lendo...

domingo, 23 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE FIVE SATINS

Sempre aconteceu um fenômeno estranho quando eu ouvia o nome do conjunto The Five Satins. Parecia que eles não eram mais um grupo cantando baladas. Talvez seja por causa do título do seu grande sucesso, In The Still Of The Night, homônimo de um grande standard da música americana. De qualquer maneira, talvez por causa disto, eles gravaram um cover maravilhoso de I’ll Be Seeing You, emplacando novo sucesso. Fred Parris, Lou Peebles, Stanley Dortch, Ed Martin e Jim Freeman começaram bem cedo, em 1954. Parris e Freeman ainda se apresentam com outros três substitutos. Eles apareceram num revival, Let The Good Times Roll em 1973, e seu grande hit entrou na trilha de Dirty Dancing (1987).
 
A strange phenomenon always happened when I heard the name of The Five Satins. It didn’t sound like another group singing ballads. Maybe this sensation came from the title of their blockbuster, In The Still Of The Night, homonymous of another great American standard. Anyway, maybe because of that, they recorded a wonderful cover of I’ll Be Seeing You, hitting the spot again. Fred Parris, Lou Peebles, Stanley Dortch, Ed Martin and Jim Freeman started quite early, in 1954. Parris and Freeman still perform with other three substitutes. They starred a revival, Let The Good Times Roll in 1973, and their great hit is in the Dirty Dancing soundtrack (1987).
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=fBT3oDMCWpI

Continue lendo...

sábado, 22 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE MARCELS

Falou em Doo-Wop, o nome dos Marcels é o primeiro que vem à mente. Aquele bombbom-bbombbombom-bbombbom-dengdengdeng-dingdongding Blue Moon marcou toda uma geração de grupos baseados na voz poderosa do baixo. Cornelius Harp, Fred Johnson, Gene Bricker, Ron Mundy e Richard Knauss se reuniram em 1959 com uma idéia na cabeça: recontar (ou recantar) canções românticas com uma harmonia facilmente reconhecível pelo público mais jovem. Assim, sucederam-se Summertime, You Are My Sunshine, Heartaches, My Melancholy Baby, That Old Black Magic e One Last Kiss. Até hoje os remanescentes se apresentam em ocasiões especiais.
 
You say Doo-Wop, and the name Marcels is the first to be remembered. That long bombbom-bbombbombom-bbombbom-dengdengdeng-dingdongding Blue Moon branded a whole generation of groups based on the powerful voice of a bass man. Cornelius Harp, Fred Johnson, Gene Bricker, Ron Mundy and Richard Knauss joined in 1959 with a grand idea: retell (or re-sing) romantic standards with a harmony easily recognizable by the youngest. So, they sang Summertime, You Are My Sunshine, Heartaches, My Melancholy Baby, That Old Black Magic and One Last Kiss. Till today the old Marcels appear in special occasions.
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=2AkU9iXdhY4
 Para ouvir Heartaches – To listen click here
 www.youtube.com/watch?v=-oYOqbYHv2o

Continue lendo...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE MOONGLOWS

Os grupos vocais são uma tradição da cultura americana, desde os velhos tempos quando os barbeiros formavam quartetos para cantar maravilhas como Sweet Adeline ou By The Light Of The Silvery Moon. Com a avanço do rhythm and blues, muitos grupos esquentaram suas apresentações gerando os Doo-Wops e baladas. Os Moonglows trazem aqui uma balada tocante, Sincerely, que logo se tornaria numa espécie de standard menor da Cultura Pop. Eles se mudaram do velho Kentucky para Cleveland, onde Alan Freed era o máximo. Eles se chamavam de Crazy Sounds (não me pergunte), mas Mr Freed, cujo apelido era Moondog (também não me pergunte), achou boa idéia chamá-los de Moonglows. O grupo original está cantando no coro dos anjos mas também todos os seus substitutos, entre eles o famoso Marvin Gaye. Já que não sobrou ninguém pra contar a história, vamos ver o que restou de registro no mundo mágico da Internet.
 
Vocal groups are a tradition in American culture, from old times when barbers sang in quartets delights like Sweet Adeline or By The Light Of The Silvery Moon. With the development of rhythm and blues, many groups added pep to the performances and this soon gave birth to Doo-Wops and ballads. The Moonglows are here to sing a moving tune, Sincerely, soon to become a kind of minor standard in Pop Culture. They moved from ol’ Kentucky to Cleveland, where Alan Freed was steaming. They were called The Crazy Sounds (don’t ask me why), but Mr Freed, nicknamed Moondog (don’t ask me either), thought it was a good idea to call them Moonglows. The original group is singing in Heaven and so are the artists who replaced them, like Marvin Gaye. With no one to tell the story, let’s watch what was registered in the magic world of Internet.
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=FTgl7D34BSo&feature=related

Continue lendo...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - HERMAN'S HERMITS

Peter Noone, Karl Green, Keith Hopwood, Derek Leckenby e Barry Whitwam, senhoras e senhores com mais de 60 anos, aqui estão os eremitas do Herman! Mais um grupo para invadir a praia dos americanos. É difícil imaginar como restou alguma coisa para os americanos. Talvez por isto eles lembravam que hoje não tem leitinho pras crianças. Além de emplacar alguns sucessos como o chatíssimo I’m Henry the 8th I Am e o super-regravado There’s a Kind of Hush, eles estrelaram alguns filmes que a humanidade esqueceu: Pop Gear, When The Boys Meet The Girls, Hold On! e Mrs Brown You’ve Got a Lovely Daughter. Peter Noone ainda se apresenta cantando seus velhos sucessos.
 
Peter Noone, Karl Green, Keith Hopwood, Derek Leckenby and Barry Whitwam, ladies and gentlemen older than 60, I give you the hermits of Herman! Oh no, another group to invade the American economy. It’s hard to imagine there was anything left in the United States. Thanks Heavens they were honest enough to admit there was no Milk today to feed the kids. Beyond hitting the pot with songs like the ultra-boring I’m Henry the 8th I Am and the multi-covered There’s a Kind of Hush, they starred some films that humanity easily forgot: Pop Gear, When The Boys Meet The Girls, Hold On! and Mrs Brown You’ve Got a Lovely Daughter. Peter Noone still sings, remembering his many hits.
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=ClQepFF-Sr0&feature=related

Continue lendo...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - HOLLIES

No começo dos anos 60, tudo o que era inglês valia o dobro, inclusive a libra esterlina. Os Hollies eram colegas de selo dos Beatles (Parlophone), preparados para a invasão: franjinhas e sotaques. Mas sabemos o destino de quem não tem talento: a cesta de papéis... E os Hollies tinham uma historinha bem corriqueira para contar, uma chuva que junta dois garotos debaixo de um guarda-chuva. Mas a grande contribuição dos Hollies foi Graham Nash, que depois de sair, ainda formou o sensacional Nash, Stills and Young.
 
In the early 60’s, what was English was worth the double, including the sterling pound. The Hollies started as pals of The Beatles (Parlophone), prepared for the big invasion: bangs covering half the face and accent. But we know the destiny of those without talent: the trash basket... And The Hollies had a little common tale to tell, a rain connecting a couple under their umbrella. But the great contribution of the Hollies was Graham Nash, who left and formed the sensational Nash, Stills and Young.
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=bxMUiZzWy78&feature=related 

Continue lendo...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE FLAMINGOS

Uma das qualidades dos conjuntos de rock voltados para as baladas é que de vez em quando gravavam algum standard, dando roupagem completamente nova. É o caso dos Flamingos e I Only Have Eyes For You, com o curioso shwop-rop servindo de eco. Os Flamingos parecem pertencer mesmo à ordem das aves, pois já tinham se chamado Andorinhas (The Swallows) e foram contratados pelo selo Papagaio (Parrot) em 1953. Mas eles mudaram o jogo para as Damas (Checkers) em 1955. Talvez a carreira destes emplumados e talentosos Flamingos não tivesse voado tão alto se não fosse terem aparecido num filme de Alan Freed com o criativo título de Rock, Rock, Rock. Mas se Sylvester Stallone pode fazer sete Rockys, três rocks é até modesto.

One of the best qualities of the rock groups de rock singing ballads is now and then they would cover a great standard, with a brand new harmony. This is the case of The Flamingos and I Only Have Eyes For You, with that curious shwop-rop echoing in the back. It seems The Flamingos were meant to belong to the kingdom of the birds, because they had been called The Swallows and would soon be hired by Parrot Records in 1953. But they changed the game when they went to Checkers in 1955. Maybe the career of these talented feathered Flamingos wouldn’t fly so high if they hadn’t appeared in Alan Freed’s smash hit with the creative title of Rock, Rock, Rock. But, as long as Sylvester Stallone can do seven Rockys, three rocks is a modest number.

Para ver – To watch click here www.youtube.com/watch?v=ZFkc2gbShTY

Para ouvir a versão maravilhosa de Frank Sinatra com direito a flamingos de verdade – To listen to this wonderful version by Frank Sinatra, performing real flamingos, click here
 www.youtube.com/watch?v=7iyYVq_G-QQ&feature=related

Continue lendo...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - JOEY DEE AND THE STARLIGHTERS

Houve um tempo em que se dançava juntinho. Aí veio o twist. Roda e roda e sobe e desce. A gurizada tinha até um templo, o Peppermint Lounge. Fora algumas colunas partidas, era danado de gostoso. Afinal, nós já tínhamos o bambolê, certo? Ainda bem que o risonho Chubby Checker nos ensinou todo o um milhão de variações da dança (chicken, monkey, swim etc.). Ele até foi o professor de uma das nossas leitoras, Sra G, a jogar os braços pra esquerda enquanto as pernas iam pra direita. Tanto quanto falharam todas as tentativas de novas danças da época, o twist só duraria pouco mais de dois anos. Mas era tão fácil de dançar, que a turma ainda dança o twist no lugar do rock.
 
Once there was a time when couples danced together. Then came in the twist. Round and round and up and down. The in-crowd even had a temple, the Peppermint Lounge. Broken spines apart, it was lotsa fun. Well, we already had hula-hoops, right? Of course, smiling Chubby Checker taught us how to do the one million variations of the dance (chicken, monkey, swim etc.). He even taught one of our readers, Mrs G, how to cast her arms to the left while legs went to the right. As many good tries of the dance failed, the twist would shine only for a couple of years. But it was so easy to do, people still twists when should rock instead.
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=7WIvZu4dPQQ
 Para curtir Chubby Checker – To dig Chubby click here
 www.youtube.com/watch?v=LVQ0MXp-8ds

Continue lendo...

domingo, 16 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE EXPRESSIONS

Esta é a música mais mexida que eu já ouvi. Primeiro com os Manhattan Transfer, depois com os Bells e o Moonlight. Não há jeito de evitar fazer a voz do baixo, da-doo-dee-doo-da-bee-doo-dee-doo, seja qual for a interpretação. Assim é o doo-wop, que ninguém resiste. Os Expressions começaram cantando em festas, espetáculos beneficentes, e ainda hoje têm popularidade local, em Staten Island (NY), tendo cantado ao lado de muitos conjuntos focalizados aqui neste Festival de Rock. Incluímos também o som do Moonlight, que nos pareceu a melhor interpretação de Baby Come Back (The Morse Code Of Love).
 
Now this is the swingiest song I’ve ever heard. First by the Manhattan Transfer, then the Bells and now the Moonlight. You simply can’t avoid doing the bass voice, da-doo-dee-doo-da-bee-doo-dee-doo, whatever is the recording. But this is doo-wop, no one can ever resist. The Expressions started singing in parties, benefits, and yet today they are very popular locally, in Staten Island (NY), having been singing beside many of the groups paraded in this Rock Festival. We also included the sound of the Moonlight, that sounded like the best version of Baby Come Back (The Morse Code Of Love).
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=hHc0lyaWvpw&feature=related
 Para ouvir a versão do Moonlight – To listen click here
 www.youtube.com/watch?v=jBjaiPMK9NE&NR=1

Continue lendo...

sábado, 15 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK – BILL HALEY AND HIS COMETS

No começo, era Bill Haley. Era rock ou boogie-woogie? Bem, alguns amigos meus, ilustres compositores, garantem que o rock nunca existiu, é apenas uma denominação comercial de outros ritmos. De qualquer maneira, Rock Around The Clock, que sugeria 24 horas de amor (quando são 4 horas, você pede mais) batiza o rock and roll e vende mais do que banana. Calcula-se que esta música vendeu mais de um bilhão de cópias porque está em todas as coletâneas. Willian John Clifton já tinha lançado o 78 rotações Crazy Man Crazy em 1952 e já tinha aquele pega-rapaz na testa, que virou marca registrada. A explosão do Rock Around The Clock viria no ano seguinte e acabou nas telas (Blackboard Jungle). A garotada viu uma grande oportunidade de quebrar os cinemas dançando nas poltronas. No Brasil, o filme passava com as luzes acesas, debaixo de assovios. Bill morreu em 1981, mas os Cometas ainda riscam os céus por aí.

In the beginning, there was Bill Haley. Was it rock or boogie-woogie? Well, according to some friends, renowned composers, rock and roll never existed, it’s just a commercial denomination of other rhythms. Anyway, Rock Around The Clock, suggesting 24 hours of continuous love (when the clock strikes four, you yell for more) baptizes the gender rock and roll and sells more than bananas. People estimates this song sold not less than a billion copies because it’s in every “best hits” albums. Willian John Clifton had already launched the 78 rpm Crazy Man Crazy in 1952 and already had that comma in his front that became his trademark. Rock Around The Clock would explode next year and ended up on the screens (Blackboard Jungle). Kids found here a great opportunity to wreck movie houses dancing on the seats. In Brasil, cinema owners would only show the pictures with lights on, under an avalanche of whistles. Bill died in 1981, but the Comets are still in the skies somewhere.
Para ver – To watch click here www.youtube.com/watch?v=F5fsqYctXgM

Continue lendo...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK – THE COASTERS


Quem cantou rhythm and blues nunca envelheceu. Esta é a explicação para o fenômeno dos Coasters. É claro, além disto eles tinham por trás uma dupla campeã de compositores, responsável pelos maiores sucessos da carreira pré-militar de Elvis Presley, Leiber e Stoller. Carl Gardner, Billy Guy, Bobby Nunn, Leon Hughes e Adolph Jacobs formaram os Coasters em 1955 e estão aí até hoje se apresentando em ocasiões especiais. Young Blood, Searchin’, Yaketty Yak, Charlie Brown, Along Came Jones e Poison Ivy. Só estes hits bastam para colocar os Coasters entre os grupos favoritos de todo o mundo. Por exemplo, no Brasil, Rita Lee fez uma excelente versão para Poison Ivy, Erva Venenosa.

If one sings rhythm and blues he’ll never grow old. Maybe this explains the phenomenon The Coasters. Of course, besides this, they had the support of a Champion couple of composers, responsible for the major hits of the pre-Army career of Elvis Presley, Leiber e Stoller. Carl Gardner, Billy Guy, Bobby Nunn, Leon Hughes and Adolph Jacobs joined as Coasters back in 1955 and here they are singing in special occasions. Young Blood, Searchin’, Yaketty Yak, Charlie Brown, Along Came Jones and Poison Ivy. Just these hits are enough to put the Coasters among the favorite groups in the whole wide world. For instance, in Brazil, Rita Lee sang na excellent version of Poison Ivy, Erva Venenosa.

Para ver – To watch click here  www.youtube.com/watch?v=1Kh555NjxnU



Para ver a versão da Rite Lee – To watch Rita Lee’s version click here
www.youtube.com/watch?v=mBu7P_pQiSY

Continue lendo...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK – SKYLINERS

O Doo-Wop tem lugar destacado não apenas no mundo do rock, mas da música vocal em geral. Os Skyliners aparecem em coletâneas com o seu clássico Since I Don’t Have You, e mais raramente com Pennies From Heaven e This I Swear. Don McLean regravou maravilhosamente o maior sucesso dos Skyliners e merece ser lembrado aqui, entre Jimmy Beaumont, Wally Lester, Jack Taylor, Joe Verscharen e Janet Vogel.

Doo-Wop has an outstanding seat not only in the rock and roll world but vocal music in general. The Skyliners are usually found in collections singing Since I Don’t Have You, but sometimes Pennies From Heaven and This I Swear. Don McLean made a marvelous cover of Skyliners’ great hit so he deserves to be remembered here, among Jimmy Beaumont, Wally Lester, Jack Taylor, Joe Verscharen and Janet Vogel.

Para ver – To watch click here www.youtube.com/watch?v=yxIar0OWzO0

Para ouvir a versão de Don McLean – Listen to Don McLean’s version clicking here



Continue lendo...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK – THE FLEETWOODS

Two girls and a guy, duas garotas e um rapaz, isto é algo mais do que uma descrição do que eram os Fleetwoods. Era o seu nome no começo. Nascidos no estado de Washington, eles são o supra-sumo do rock bem comportado, cantado baixinho, quase sussurrado. O ritmo é quase nenhum. Dá gosto de ouvir Come Softly To Me, Mr Blue, Tragedy, Goodnight My Love ou The Great Impostor. Para quem não conhece, basta conferir.

Two girls and a guy, this is more than a description of the Fleetwoods. It was their name in the beginning. Born and raise in Washington State, they are the Best example of well groomed rock, sung in low voice, almost a whisper. The rhythm is inaudible. So it’s so soft listening hits like Come Softly To Me, Mr Blue, Tragedy, Goodnight My Love or The Great Impostor. If you still don’t know them, just check.

Para ver – To watch click here www.youtube.com/watch?v=vclkm6nsnWY

Continue lendo...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - EVERLY BROTHERS

Estes irmãos de Kentucky vieram para o mundo do rock com uma sólida base country, cantando em terças, como fazem as duplas de hoje em dia. Com tais vozes tão agradáveis e com um repertório tão agradável, os Everly emplacariam nada menos de 26 músicas no hit parade, destacando-se All I Have To Do Is Dream, Lucille, Crying In The Rain, Wake Up Little Susie, Cathy’s Clown, Nashville, I Kissed You entre tantas outras. Depois de breve separação, eles voltaram à toda nos anos 90. Sorte nossa.
 
These brothers from Kentucky debuted in the kingdom of rock with a solid country background, singing in tierces, as they do nowadays. With so pleasant voices and a popular repertoire, the Everlys would put not less than 26 songs in the hit parade, highlighting All I Have To Do Is Dream, Lucille, Crying In The Rain, Wake Up Little Susie, Cathy’s Clown, Nashville, I Kissed You among many others. They dissolved the duo but this did not last, and they came back with all the works in 90. Lucky are we.

 Para ver – To watch click here

 www.youtube.com/watch?v=m24uUzJgfwQ

Continue lendo...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - RAMONES

Os Ramones foram os precursores do punk rock nos Estados Unidos, formados em 1971 por Joey, Dee Dee e Johnny. O trio tinha dificuldades sérias para cantar e tocar, e tiveram de contratar outros músicos para fazer o “back”. A canção postada aqui é uma prova de que eles conseguiam bagunçar até com um sucesso como Baby I Love You. Bastante divertido. Note como o naipe de cordas fica deslocado... E, é claro, interrompem tudo pelo meio.
 
The Ramones were the grandfathers of the punk rock in US, joined in 1971 by Joey, Dee Dee e Johnny. The trio found difficult to play and sing at the same time, so they had to hire other artists to perform the back. The song we posted here is a living proof they could easily destroy a hit like Baby I Love You, the funniest way. Notice how silly the strings look. And, of course, the song is interrupted in the middle.
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=l4H9yZBjgSI

Continue lendo...

domingo, 9 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE DEL-VIKINGS

Vamos falar sério: este foi um 78 rpm meu que quase furou. Whispering Bells é um daqueles legítimos rocks que começa com uma explosiva introdução de saxofone, seguida por um arranjo espetacular com sinos e tudo mais. E o que mais surpreende são as raízes do grupo, Na Força Aérea dos Estados Unidos. O ano, um glorioso 1955; o nome, inspirado num time de basquete, os Vikings; o primeiro hit, Come Go With Me, explodiria dois anos depois, no não-menos glorioso 1957, quando apareceram no filme The Big Beat. Os Del-Vikings jamais serão esquecidos, pelo menois enquanto fizerem filmes sobre os anos dourados. American Graffiti, Stand By Me e Joe Vs The Volcano são exemplos disto. Senhoras, Senhores e o resto, com vocês… The Del-Vikings!
 
Now that’s a 78 rpm I almost wore off. Whispering Bells is a bona fide saxophone rock and roll that comes blasting in the introduction, followed by a spectacular arrangement with bells. What are surprising are their roots, on the US Air Force. The year, a glorious 1955; the name, inspired on a basketball team, the Vikings; the first hit, Come Go With Me, would pop two years later, in no-less glorious 1957, when they appeared in The Big Beat. The Del-Vikings will never be forgotten, as long as there is a film about the golden days. American Graffiti, Stand By Me and Joe Vs The Volcano are among these. Ladies, Gentlemen and others, now I give you… The Del-Vikings!
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=GEXSz2a1luQ&feature=related
 Ou ouça a gravação original – Or listen to the original recording here
 www.youtube.com/watch?v=oDrjIW91Qh0&feature=related

Continue lendo...

sábado, 8 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE CRYSTALS

Phil Spector foi um marco na História do rock americano. Hoje (escrevo em Janeiro de 2011) está envolvido no assassinado de sua mulher, mas prefiro focar nos anos entre 1961 e 1964, quando as Crystals exploravam um nicho novo e provocante: as letras com dois sentidos. Ou melhor, com um sentido só. Pois o Da Doo Ron Ron, acompanhado de gestos eróticos não queriam dizer outra coisa. Os fanáticos perseguidores do rock, certos de que era apenas uma tramóia de Satã para corromper as almas dos jovens, tinham munição por muito tempo! Hoje tudo isto é pra lá de ingênuo! Vamos conferir?
 
Phil Spector was a touchstone in the History of American rock. Today (I’m writing this in January 2011) he’s been involved in the murder of his wife, but let’s focus in the golden years between 1961 and 1964, when the Crystals explored a new and provocative niche: lyrics with two senses. Or better, just one sense. Because that Da Doo Ron Ron, followed by the proper gestures meant nothing but one thing. The fanatic persecutors of rock were certain this could only be an insidious plot by Satan in person to corrupt the souls of young Americans, and now had lots of ammo to last years to come! Nowadays it sounds ridiculously naive! Shall we check?
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=dqgtsai2aKY

Continue lendo...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - CHIFFONS

OK, aqui começa a briga. Onde começa um plágio e onde acaba a inspiração? As Chiffons já tinham mostrado que não eram um grupo comum, mandando para as paradas uma composição da dupla Gerry Goffin e Carole King (One Fine Day). Mas foi a canção número um, He’s So Fine que começou a confusão. Já não bastava o fato de que havia um outro conjunto com o mesmo nome? Acontece que algumas músicas ficam escondidas na cabeça da gente e voltam como se fossem inéditas. Eu mesmo compus uma canção lindíssima, lenta e romântica. Seria um sucesso se não fosse, nota por nota, Syncopated Clock, de LeRoy Anderson! O mesmo acidente aconteceu com o mais genial dos Beatles, George Harrison, que recompôs He’s So Fine sob o nome de My Sweet Lord. Ele mesmo reconheceu o erro, tudo ficou bem. As Chiffons chegaram a gravar a belíssima “versão” de My Sweet Lord em 1973.

OK, it's war now. When does one plagiarize and when is he inspired? The Chiffons had proved to be a one-in-a-million group, sending to the billboard a song by the couple Gerry Goffin and Carole King (One Fine Day). But the song number one, He’s So Fine that started the rumble. Wasn’t it enough to share the place with another group with the same name? It happens some songs linger on, hidden inside our memory and return as IF they are unheard of. I, myself had this shocking experience when I composed one beautiful, slow romantic tune. It could be a hit IF it wasn’t, note by note, Syncopated Clock, by LeRoy Anderson! The same accident happened with the most brilliant among the Beatles, George Harrison, who redid He’s So Fine under the name of My Sweet Lord. He’d recognize his mistake pretty soon, and all ended well. The Chiffons would even record that wonderful “version” de My Sweet Lord in 1973.

Continue lendo...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - MARTHA & THE VANDELLAS

Depois do sucesso das Marvelettes, a Motown lançou outro grupo de garotas, que já tinham tentado a sorte e falhado, com o nome de Del-Phis. Mas o que é um nome? Talvez apenas Shakespeare saiba esta resposta. A voz poderosa de Martha Reeves finalmente acertou com o clássico Dancing In The Street, que logo seria regravado pelos Mamas and Papas. Depois que deixaram a Motown, elas tentaram várias outras formações mas só nos anos 90 Martha com as suas Vandellas voltaram a rodar pelo país.

After the success of the Marvelettes, Motown launched a new girl’s group, that already had tried and failed, as the Del-Phis. What’s in a name? Only Shakespeare can answer this one. The powerful voice of Martha Reeves finally hit the spot with the classic Dancing In The Street, soon to be recorded by the Mamas and Papas. After they left Motown, they tried a series of formations but only in the 90’s Martha and her Vandellas started to hit the road again.

Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=CdvITn5cAVc

Continue lendo...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - MARVELETTES

Vamos ver se você conhece mesmo o primeiro grupo da Motown a atingir o topo das paradas de sucesso, as Marvelettes: sabe cantar algum trecho de Playboy, Too Many Fish in the Sea, When You’re Young and in Love ou Marionette? Não? E Please Mister Postman? Ah, depois das regravações dos Carpenters e dos Beatles é mole. Mas quem já está beirando os 70, o nome Marvelettes não é de todo desconhecido! A Motown foi um dos únicos selos a crescer nos anos 60, graças ao talento dos seus contratados, entre eles as Marvelettes.
 
Let’s check if you really know this first Motown group to reach the top of hit parade, the Marvelettes: can you sing or even hum Playboy, Too Many Fish in the Sea, When You’re Young and in Love or Marionette? No? And what about Please Mister Postman? Ah, after the recordings of the Carpenters and Beatles it’s a cinch. But for people like me, almost 70, the name Marvelettes is not completely unknown! Motown was one of the sole record companies to grow in the harsh 60’s, thanks to the talent of their artists, among them the Marvelettes.
 Para ver – To watch click here 
 www.youtube.com/watch?v=-nuEY6fQgzk&feature=fvw

Continue lendo...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - BOBBETTES

As “Rainhas do Harlem” se juntaram em 1955 para chegar ao número um da parade de sucessos com Mr Lee. Elas se apresentavam no legendário Apollo Theater, recentemente restaurado, onde tivemos a oportunidade de assistir ao musical Harlem Story. Vencer no Apollo não era fácil! O público exigente vaiava e atirava de tudo nos cantores e comediantes, que eram retirados às pressas. Como sempre acontece, depois de um sucesso, surge a tendência de repetir a fórmula, e as Bobbettes simplesmente atiraram no pobre Mister Lee. Confira!
 
The “Queens of Harlem” joined in 1955 to make the top of the hit parade with Mr Lee. They started performing at legendary Apollo Theater, recently restored, where we had the chance to see the excellent musical Harlem Story. To win at the Apollo was no easy task! The demanding audience booed and threw what had in hands on singers or comedians, which were taken off stage quickly. As always, after a bull’s eye, rises the temptation to repeat the formula, so the Bobbettes simply shot poor Mister Lee. Check!
 Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=8cFIxUl7NBM&feature=related

Continue lendo...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - RONETTES

Outro conjunto feminino e familiar, duas irmãs e uma prima, produzidas por Phil Spector, que tinha perdido as Crystals. Estelle e as outras meninas já tinham aparecido dançando twist em 1961 com Joey Dee e os Starlighters, mas sem um blockbuster como Be My Baby, teriam sumido na bruma do tempo. O genial Brian Wilson, dos Beach Boys, diria que Be My Baby era sua música favorita. Exageros à parte, as meninas tentaram repetir a fórmula com Baby I Love You, voltando pela última vez ao topo.
 
Another feminine family group consisting of two sisters and one cousin, produced by Phil Spector, who was looking for a replacement for the Crystals. Estelle and the other girls had previously appeared dancing twist in 1961 to the sound of Joey Dee and the Starlighters, but if they lacked a blockbuster like Be My Baby, they’d long disappeared into the mist of time. Our genial Brian Wilson, from the Beach Boys, would say Be My Baby was his favorite song. Let’s cool it down, the girls did their best to repeat the formula with Baby I Love You, climbing once more to the top, and that’s it.

Para ver – To watch click here
 www.youtube.com/watch?v=MCUO7F2xjzw

Continue lendo...

domingo, 2 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE ROCK - THE SUPREMES

Motown, anos dourados entre 1959 e 1977. Uma ilha de resistência à invasão britânica, trincheira de um conjunto feminino imbatível, as Supremes, com Diana Ross na linha de frente. Resultado: 20 sucessos no topo das paradas, com o destaque para You Can’t Hurry Love e Stop In The Name Of Love. A trajetória extraordinária do grupo virou um sucesso nos palcos e na tela, Dreamgirls.

Motown, golden years between 1959 and 1977. An island of resistance to the British invasion, the trench of an irresistible girl’s group, the Supremes, featuring Diana Ross on the front line. Result: 20 hits in the American billboard, such as You Can’t Hurry Love and Stop In The Name Of Love. Their extraordinary route became a stage and screen huge success, Dreamgirls.

Para ver – To watch click here www.youtube.com/watch?v=iDPjYZxi0n8

Continue lendo...